16 de mai 2025
INSS registra 1,3 milhão de pedidos de devolução de descontos em apenas três dias
INSS recebe mais de 1,3 milhão de pedidos de reembolso por descontos indevidos; segurados têm 15 dias para contestar.
ced56af2-aa37-4cfd-ac01-e9898ab19d3e
Ouvir a notícia:
INSS registra 1,3 milhão de pedidos de devolução de descontos em apenas três dias
Ouvir a notícia
INSS registra 1,3 milhão de pedidos de devolução de descontos em apenas três dias - INSS registra 1,3 milhão de pedidos de devolução de descontos em apenas três dias
O INSS anunciou que recebeu 1.370.635 pedidos de reembolso de aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefícios. O processo de contestação começou na quarta-feira e, em apenas três dias, cerca de 15% dos segurados notificados já solicitaram a devolução dos valores. Ao todo, 9 milhões de pessoas foram alertadas sobre os descontos realizados por associações entre 2020 e 2025.
Os segurados podem verificar a origem dos descontos pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. A notificação enviada pelo INSS informa se o desconto foi autorizado ou não. Caso o segurado não tenha dado consentimento, ele pode solicitar a devolução diretamente pelo aplicativo ou telefone, sem a necessidade de enviar documentos adicionais. As associações contestadas terão 15 dias úteis para apresentar comprovações de autorização dos descontos.
Detalhes do Processo
O governo estima que 4 milhões de pessoas foram afetadas por descontos ilegais, totalizando cerca de R$ 5,9 bilhões. O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, destacou que parte dos descontos foi realizada de forma correta. A operação para investigar os descontos não autorizados foi deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União, resultando em um esquema que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Os segurados que não receberam notificações devem baixar o aplicativo Meu INSS e seguir alguns passos simples para verificar sua situação. Após o login, é possível consultar os descontos e informar se foram autorizados. A resposta das associações será acompanhada pelo INSS, que se compromete a devolver os valores aos segurados lesados caso não haja comprovação de autorização.
Contexto das Investigações
A operação que investiga os descontos indevidos levou ao afastamento do chefe da Controladoria-Geral da União e à demissão do ministro da Previdência. As investigações revelaram que muitos beneficiários tiveram descontos aplicados sem seu consentimento, como se fossem membros de associações. O governo suspendeu todos os acordos que permitiam esses descontos, buscando proteger os direitos dos aposentados e pensionistas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.